sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tudo o que você precisa saber sobre brainstorm

Brainstorm é um dos processos mais utilizados para que os funcionários possam melhorar as empresas com suas ideias inovadoras. Porém, nem todos sabem como agir durante essas reuniões – pior: agem de forma negativa. A seguir, confira nossas dicas para ser um bom brainstormer:

Características de um bom brainstormer:


1 - Mente aberta
Ele deseja ouvir outras opiniões e desenvolve-las junto com as dele.

2 - Criatividade
Consegue analisar a situação de outros ângulos

3 - Educação
Não necessariamente acadêmica, mas bons "brainstormers" têm uma ampla e variada experiência profissional e pessoal

4 - Colaboração
Não sentem muita necessidade de terem as suas ideias aceitas, pois conseguem lidar bem com as ideias dos outros

5 - Segurança
Não vêem toda crítica como um ataque, entendem que podem cometer erros e ter más ideias

6 - Curiosidade
Constantemente estão procurando por novas e melhores ideias, e não tem medo de experimentar. 

Características de um mau brainstormer:

1 - Tem medo de falar
Pessoas que tem medo de expor as suas ideias correm o risco de não ajudar, e até perdem a oportunidade de colaborar com uma boa solução

2 - Ficam presos a noção antigas
Pessoas que não conseguem abrir a mente e têm medo de experimentar acabam ficando presas aos mesmos erros

3 - Menosprezam ideias
Brainstorm é uma democracia, mas existem pessoas que não sabem disso. Entenda que ideias, por mais que pareçam ruins, podem gerar outras ideias boas.

4 - Não escutam
Maus "brainstormer" não conseguem escutar o que os outros têm a dizer e acabam perdendo a chance ouvir boas ideias

5 - Bloqueiam
Algumas pessoas tentam encontrar qualquer tipo de dificuldade que impeça a ideia de ser colocada em ação. 

Dicas para se tornar um bom brainstormer:

1 - Seja autocrítico
Seja crítico com as suas ideias e sobre os seus produtos. Se você quer vender alguma coisa, saiba todos os seus defeitos. Pergunte a si mesmo o que as pessoas não gostam no seu produto, e o que deve ser feito para evitar isso. Responda essas questões antes que elas sejam feitas por clientes de verdade.

2 - Peça ajuda a crianças
Crianças não estão presas aos padrões que conhecemos e, por isso, conseguem pensar de forma mais criativa e sem pré-conceitos.

3 - Pesquise
Sempre que você estiver preso às mesmas ideias, comece a pesquisar sobre o assunto brainstorm, veja sites de notícias, leia artigos – diversifique os pensamentos do seu cérebro. Você nunca sabe de onde a inspiração irá surgir.

4 - Saia da sua zona de conforto
Se você está acostumado a sempre fazer as mesmas coisas e ter os mesmo hábitos, comece a mudar a sua rotina. Dessa forma, você estimula o seu cérebro a ter novas ideias e se adaptar a outras situações.

5 - Não roube ideias
Não roube ideias inteiras: se você gostou da forma que uma pessoa pensa, pegue a mesma base e desenvolva algo a partir daquele ponto.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

7 formas de detonar sua carreira

Já parou para pensar nas coisas que aos poucos podem destruir sua carreira? Tem gente que investe um tempo desenvolvendo certas “competências” para se “auto detonar”. Existem pequenas coisas que fazemos que são tão tóxicas para a carreira quanto camarão para quem tem alergia. Pincei algumas para esse post:

Falta de comunicação – Quem não se comunica, delega com mais dificuldade, não é claro em suas posições gerando ruído nas atividades, além disso, perde a confiança e credibilidade perante seus pares. Uma comunicação aberta, produtiva e honesta é essencial desde simples delegações, reuniões até negociações que fazemos todos os dias em nosso trabalho.
Não desenvolver networking – Ninguém chega a lugar algum sozinho, por mais inteligente e brilhante que seja. A habilidade de criar e manter relacionamentos, profissionais e pessoais é essencial para quem quer desenvolver uma carreira de sucesso.
Ser incapaz de fazer apresentações – Sabe uma característica comum que executivos e líderes de sucesso tem em comum? Habilidade de fazer apresentações! Sejam públicas ou privadas. Não precisa ser perfeito nem estar totalmente confortável com a situação, o importante é fazer. Já vi gestores perderem oportunidades de crescer na carreira, pelo fato de não serem capazes de apresentar projetos dentro da própria empresa.
bombanucelar
Ser desleal – Existem certos valores que não precisam ser discutidos, mas tem gente que faz de tudo para crescer a qualquer custo. Quem acha que vale derrubar o outro para subir, uma hora vai ter um retorno. O mundo é pequeno demais e hoje em dia, rápido. Ser íntegro, leal, honesto são coisas que deveriam ser indiscutíveis.
Achar que sabe tudo – Se você acha que sabe tudo e não precisa aprender, você descobriu a forma perfeita de enterrar sua carreira. Aprender é uma constante, nunca acaba. Eu tive a maior lição de humildade e sabedoria da minha vida, quando o CEO da Toyota se dispôs a passar 4h comigo para um treinamento de produtividade. Ele não estava apenas aprendendo a ser produtivo, estava dando uma lição de como liderar: pelo próprio exemplo.
Marcar território – Depois que meu filho ganhou umas porquinhas da índia, meu gato começou a fazer xixi fora do lugar e principalmente na areia das porquinhas. O veterinário disse que ele estava marcando território, dizendo que ali ele é o rei. Não vi melhor exemplo do que esse. Com certeza você conhece pessoas que “marcam território” no trabalho, que fazem coisas estúpidas ou inexplicáveis só pelo fato de querer dizer quem manda ou quem esta ali há mais tempo.
Improdutividade – Sem dúvida uma coisa que deixa uma marca na carreira é a falta de produtividade. É aquela pessoa que não entrega, que está sempre atrasada, cheia de e-mails, desorganizada, perdida e que coloca todo mundo na urgência. Você chamaria uma pessoa assim para gerenciar uma equipe?
Competências são desenvolvidas com treinamento, mentoring, coaching, atitudes e oportunidades. Você cria padrões de comportamento que dizem muito sobre você e sobre sua carreira. Pare para pensar, será que a sua carreira estacionou porque a empresa não enxerga você ou será que são as suas competências que estão enterrando você na areia?
Fonte : Cristian Barbosa em 14/Agosto de 2013

segunda-feira, 8 de julho de 2013

As polêmicas que rondam o Java

Confira sobre a Plataforma amplamente utilizada desde o início dos anos 90 deixou todo mundo com um pé atrás com surgimento de falhas.

 
 Fonte : Olhar Digital

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Datas das traduções do Guia PMBOK® 5a Edição

Datas das traduções do Guia PMBOK® 5a Edição

Elaboração do Fluxo de Processos do PMBOK® 5ª Edição : Aprenda na prática

Ricardo Vargas faz uma abordagem espetacular de como se deve gerenciar um projeto, através desta aula de como estão dispostos os processos do PMBOK 5ª Edição.



PODCAST ESPECIAL Os Novos Processos de Planejamento de Escopo, Tempo e Custo do PMBOK® Guide 5ª Edição Neste podcast, Ricardo encerra a série de 5 podcasts sobre o PMBOK® Guide 5ª Edição.

Fonte : Ricardo Vargas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mentoring, Coworking, Pitch Circle e Sprint Review…


O que são os termos Mentoring, Coworking, Pitch Circle e Sprint Review…


Mentoring ou mentoria: Profissionais e/ou empresários de grandes organizações de diversos setores comentam sobre a ideia de negócio da startup.
Coworking: Foco na operacionalização de seu negócio. Profissionais e especialistas externos de diversas áreas apoiam e orientam como fazer.
Pitch circle: O pitch é uma curta apresentação do modelo de negócio, estrutura, objetivos, potenciais clientes e planos futuros da empresa, geralmente feita a investidores ou potenciais parceiros.
Sprint review: Os sprints são ciclos curtos, de 10 a 15 dias, que as startups dedicam para realizar determinada tarefa que contribuirá para o desenvolvimento do negócio. Ao fim desse período, a equipe discute o que foi feito e os próximos passos a serem tomados.
Abraço a todos ...

terça-feira, 23 de abril de 2013

Você é um Worklover?

Worklover é a definição para pessoas que amam o trabalho.

Veja quais são as características de um worklover:
  1. É apaixonado pelo trabalho: Quando a pessoa ama o que faz, ela tem prazer em realizar suas atividades.
  2. Sabe lidar melhor com as dificuldades quando elas aparecem.
  3. Quando supera as metas, worklover não espera elogios para se sentir motivado e reconhecido pela empresa. Ele próprio reconhece o seu valor e seu estímulo motivacional.
  4. Diante das suas responsabilidades, se mantém no nível de estresse considerado saudável.
  5. É pró-ativo: ele não espera alguma ordem para realizar o seu trabalho.
  6. Se está sobrecarregado, encontra maneiras de priorizar tarefas sem prejudicar a vida pessoal.
  7. Enquanto as pessoas reclamam que as horas não passam, o apaixonado pelo trabalho fica surpreso com a rapidez que o dia passou, e deixa as tarefas mais importantes anotadas em sua agenda para o dia seguinte para aperfeiçoar e saber aproveitar o seu tempo.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Liderança

“A essência da liderança não está em obter poder, mas em colocar poder nos outros para traduzir suas intenções em realidade e sustentá-las ao longo do tempo”. Hélvio T.C. Prazeres.

terça-feira, 5 de março de 2013

Líder

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns" - Abraham Lincoln

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sete características comuns a todo profissional de sucesso (Olho de Tigre)

Confira as Sete características comuns a todo profissional de sucesso.
Esse conjunto constitui o "olho de tigre" :

  1. Ter consciência de suas fortalezas e de suas fraquezas, ou seja, desenvolver apurado autoconhecimento. A percepção que temos de nós mesmos pode ser distorcida, por isso, é necessário frieza e fazer uma autoanálise rigorosa e realmente honesta sobre nossas competências. 
  2. Ter dedicação extrema, incansável e eficiente. Muita gente se engana contando a dedicação apenas por horas, e não por eficiência. O tempo investido em um projeto deve ser maximizado para obter resultados, independentemente da quantidade de horas gastas. 
  3. Ser criativo para transpor os obstáculos que aparecem pelo caminho. O que distingue o profissional criativo dos outros é sua atitude em relação aos problemas. O criativo direciona sua energia para a solução. Não fica paralisado, lamentando o problema.
  4. Ter foco ao definir os objetivos e não confundi-los com sonhos, pois objetivos devem ser coerentes com suas habilidades e limitações. Ao contrário dos sonhos, objetivos são tangíveis, pertencem à realidade e têm características muito claras: são específicos, são mensuráveis, são planejados, são flexíveis e têm prazo para serem atingidos.
  5. Ter a capacidade de identificar oportunidades menores e não deixar as grandes chances passarem por medo de fracassar. Para saber se uma situação pode impulsionar sua carreira ou seus negócios, verifique se a situação leva você para mais perto de seu objetivo.
  6. Desenvolver e manter uma rede de contatos. Se você quiser ficar bem no mundo corporativo, precisará estar rodeado de aliados. Conhecer pessoas-chave é a meta final, o alvo do networking.
  7. Saber se posicionar. A maneira como você se apresenta e se posiciona vai comunicar se você é um vencedor ou um perdedor. Assim como um produto, um profissional precisa ter um posicionamento claro e alinhado com suas fortalezas. Quem tenta ser tudo demonstra um posicionamento confuso.
Fonte : Você SA